O que é cultura?

O termo cultura se refere tanto a conhecimento, estudo, como à civilização e progresso. Daniel Piza conta que em 1996 a Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte realizou uma grande pesquisa que tinha por meta conhecer os valores e os hábitos culturais da cidade. Entre as diversas perguntas as pessoas deveriam responder: “Um filme de Steven Spielberg é cultura?” Mais de 2/3 dos entrevistados respondeu que não. O que este filme seria então, se não cultura?” (PIZA, 2003). Entretenimento, lazer, diriam provavelmente.

O que acontece, como mostrou a pesquisa mineira, é que a maioria das pessoas associa “cultura” a algo inatingível, exclusivo dos que lêem muitos livros e acumulavam muita informação, algo sério, complicado, sem a leveza de um filme passatempo. (PIZA, 2003,pág.) Ele ainda conclui afirmando que um filme como ET é sim cultura. “É óbvio que um filme de Spielberg é cultura, por lidar com signos, existe já uma vasta literatura psicanalítica com interpretações sobre ET.”

No dicionário:

cultura sf 1 V. Cultivo. 2 Agricultura, lavoura. 3 Estudo, erudição, conhecimento. Ex: Ele tem muita cultura. 4 Civilização, progresso, desenvolvimento. Ex: A cultura de um país.

Antônimo: Atraso.

Luana Gabriela

0 marginálias:

Postar um comentário

Faltou açúcar? Quer um verso de creme?

<< >>