Eu quero que você saiba

O tempo passou. Às vezes me sinto um pouco arrependida de ter terminado nossa relação. Espero que cinco anos depois não seja muito tarde pra eu dizer tudo que ficou por ser dito, mesmo depois que voltamos a ser amigos. Primeiro quero que saiba: usei dos  motivos mais absurdos para psicologicamente aceitar que naquele momento da minha vida, você não era o melhor pra mim. Coisas que eu nunca disse a ninguém por serem extremamente egoístas e infantis. Não te direi agora. Mas saiba que você venceu cada um desses obstáculos sem saber que eles existiam.

Também quero que você saiba, que embora arrependida, penso que mesmo agora você não é o melhor pra mim. Mas é muito mais comum eu pensar que hoje quem não é o melhor pra você sou eu. Olha só aquela namorada de quem você sempre sentiu orgulho e fez questão de mostrar aos amigos e familiares, tem 25 anos e nada na vida, pior ainda, nada por dentro. Tá eu sei que se te ligar agora e dizer que é isso que sinto, fará uma lista enorme do que você considera as minha realizações, e dizer o quanto gosta de mim e repetir as palavras daquela noite – três anos depois do fim – em que dormi na sua casa, mas antes como adolescentes passamos parte da madrugada falando dos outros até finalmente chegarmos na nossa própria história.

Você me disse que eu tinha medo de ser feliz. Revelando a mim mesma o que eu desconhecia. Eu tenho medo de ser feliz. Só esqueci de dizer que fui feliz com você. E por isso não suportei a gente por muito tempo. Amargando meses intermináveis de tristeza e rancor, jogando sobre você todas as minhas inseguranças. Aí você me presenteou do nada com um dvd da nossa banda favorita, e me ganhou de novo, como amiga. (Aliás tem show deles em maio, a gente vai, né?)

A partir daí voltamos a sair juntos, você me contando sobre suas investidas amorosas, me apresentando a um amigo, que me apresentou a outro até que você virou meu confidente amoroso, do começo ao fim da relação mais estúpida e duradoura que eu já tive na vida.

Sei que sabe de tudo isso. O que eu queria que você soubesse é que desejo muito que haja no mundo outro alguém parecido com você, e desejo mais ainda que dessa vez eu consiga amá-lo, que eu não tenha medo da felicidade, nem de ser amada exatamente como eu acho que mereço. Eu só queria que você soubesse que todos os dias acho que deveria ter sido menos dura com você, porque você viu meu pior lado e continua me amando mesmo assim, um pouco diferente agora, mas sei que sim. Eu só queria que você soubesse que a culpa  não foi sua, nunca. A culpa foi minha por não saber entender que a paixão acaba, e o amor nasce.

Luana Gabriela
Jan. 2012 

<< >>