Dedicação

Eu não curto Carnaval. Até acho as alegorias bonitas, os samba-enredos criativos, mas não passa disso. Então eu sempre aproveito essa época para movimentar minha vida cultural. Mais filmes, mais peças, mais bandas, mais lugares, rever gente que eu não consigo ver muito. 

Entre os muitos filmes que assisti, um foi especial. E o melhor não foi indicação de ninguém eu descobri sozinha mesmo. E me arrepiei com tantas coisas que ele trouxe à tona na minha vida. Eu tive um namorado muito parecido com o protagonista do filme. Mas não o amei o suficiente pra entender suas esquisitices, não me arrependi por ter desistido de tentar entendê-lo, mas talvez eu o entendesse melhor se tivesse visto  o filme antes. E ele me entenderia se tivesse visto também. Segue abaixo o trailer, eu procurei legendado e não achei, mas acho que dá pra entender a problemática.

A parte que mais mexeu comigo foi: "Ela merece alguém melhor que ele. Alguém melhor que eu eu. (...) Eu não tenho um melhor. O meu melhor ainda é péssimo" Eu ouvi tantas vezes isso, tantas!

E tem outra, ele pede pra ela: "Nunca diga que eu não gosto de você". Putz, eu fiz tanto isso, quando era tudo que ele me pedia, simplesmente pra acreditar no que ele sentia, e eu não acredito até hoje.

Sinopse:
Longa independente sobre um rapaz com sérios distúrbios comportamentais (Billy Crudup de “Missão Impossível 3“) que após a morte de seu melhor amigo e sócio (Tom Wilkinson de “Conduta de Risco“) deve finalizar o livro que estavam escrevendo com uma nova parceira (Mandy Moore de “Licença para Casar“). Daí para um improvável romance é um pulo.

O filme tem uma estética um tanto esquisita, cheio de cortes rápidos e com uma trilha que varia entre o depressivo e o esperançoso. Mas a grande atração é o próprio Crudup que carrega o filme nas costas com seu personagem tragicômico, cheio de tiques. Ele incorpora com maestria e já vale o filme. Moore faz o papel de garotinha de sempre enquanto Wilkinson é correto como de costume e ainda tem uma ótima química com Crudup.

Tudo bem que o roteiro resolve todas as pontas soltas de forma fácil demais e se beneficiaria de uns minutos a mais para detalhar alguns conflitos, mas ainda sim é um romance alternativo feito por boas atuações que vai agradar a algumas tribos.

A trilha sonora também é ótima:

01 Deerhoof: "Matchbook Seeks Maniac (Dedication Mix)"
02 Cat Power: "Back of Your Head"
03 "Dr." Isaiah Ross: "My Bebop Gal"
04 Fischerspooner: "A Kick in the Teeth"
05 Edward Shearmur: "Dedication Suite One"
06 Deerhoof: "Little Drummer Boy"
07 Deerhoof: "Hark the Umpire"
08 Buddy Moss: "Red River Blues"
09 The Strokes: "Ask Me Anything"
10 Lightning Bolt: "Forcefield"
11 Edward Shearmur: "Dedication Suite Two"
12 Deerhoof: "Our Angel's Ululu"
13 Au Revoir Simone: "Stay Golden"

<< >>