Bienal do Livro: Uma Oportunidade para quem gosta de leitura crescer e para quem não gosta descobrir



No primeiro semestre do ano Curitiba respira cultura. Em janeiro, recebe a Oficina de Música; em março, o Festival de Teatro. Mas apesar das feiras de livros, distribuídas ao longo do ano, faltava mesmo um evento de grande porte na área literária. Faltava. Já está confirmada a primeira edição da Bienal do Livro do Paraná.


Segundo Rogério Pereira, idealizador do jornal literário Rascunho e curador do Café Literário, a Bienal é uma oportunidade para fomentar o hábito da leitura entre os curitibanos. “Todo evento, cujo protagonista é o livro, tem o nobre objetivo de incentivar a leitura. A Bienal do Livro do Paraná será um marco em eventos literários em Curitiba”, diz.

Um dos objetivos é proporcionar uma maior aproximação entre leitor e autores e ainda firmar a cidade no circuito literário nacional. “Além de aproximar os leitores dos livros e de importantes nomes da literatura nacional, a Bienal coloca a capital paranaense no mapa dos grandes eventos nacionais”, conta. Rogério também aponta outros benefícios da realização do evento na cidade. “A Bienal movimentará a economia local, criará empregos e abrirá novas perspectivas comerciais para o mercado editorial paranaense”, explica. De acordo com a organização, são esperados 200 mil visitantes durante os de dias do evento.

A Bienal segue exemplos de sucesso, como o das Bienais do Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. É o que afirma Tatiana Zaccaro, Gerente do Núcleo Bienal do Livro da Fagga, empresa responsável pela organização e divulgação do evento. “A proposta do evento segue o modelo bem sucedido dessas outras Bienais e conta com uma diversificada programação cultural. Não é um evento que vise apenas o lado comercial. A Bienal do Livro que estamos levando para o Paraná é sim um programa para toda a família, todas as pessoas, com ações voltadas para crianças, jovens e adultos. O objetivo é aproximar o visitante do lúdico e misterioso mundo dos livros e da literatura, incentivando assim o hábito da leitura”, afirma.

Serão ao todo, 60 expositores, cerca de 40 autores e mais de 80 sessões na Programação Cultural. O público terá oportunidade de encontrar seus ídolos e debater literatura no Café Literário. As crianças podem participar do Circo das Letras, o espaço vai proporcionar uma viagem inesquecível ao mundo dos livros, com apresentações diárias para estimular, de maneira lúdica, o prazer de ler. O evento tem um projeto exclusivo: a Visitação Escolar. Tatiana explica: “O projeto permite uma participação especial para estudantes de escolas públicas e particulares. Além da oportunidade de se aproximar do mundo dos livros, estimulando a imaginação”, conta.


Entre os autores que já confirmaram presença estão Cristovão Tezza, José Castello, Márcio Souza e Ana Miranda. A organização do evento ainda aguarda a confirmação de outros autores com destaque em diversos gêneros da literatura nacional. A cena literária local está bem representada, segundo Rogério. “No Café Literário, autores nacionais e paranaenses dividirão os encontros. A curadoria não faz distinção entre autores nacionais e locais. Até porque muitos autores de Curitiba têm grande destaque no cenário nacional. Exemplo: Cristovão Tezza e José Castello. Além disso, todos os mediadores do Café Literário serão jornalistas e escritores curitibanos. A cidade estará muito bem representada durante os 10 dias da Bienal”, explica.

O Jornal Literário Rascunho tem distribuição garantida no evento. “Com certeza, a Bienal e os autores convidados terão atenção especial na edição de outubro do jornal. E ainda, em parceria com a Livrarias Curitiba e a Fundação Cultural de Curitiba, cerca de 3 mil exemplares do Rascunho serão distribuídos durante a Bienal”, conta Rogério.


Além das ações culturais, a feira também vai reunir livrarias, editoras e distribuidoras que comercializam títulos em seus estandes. Entre as empresas que já confirmaram presença estão: Livrarias Curitiba, Senado Federal, Editora Vozes, Barsa Planeta, Edições Paulinas, Editora da Universidade do Paraná, Companhia das Letras, Sextante, Record, Rocco, Editora Minuano, Editora Escala, entre outras.


As editoras estão se programando para realizar lançamentos durantes os dez dia de evento.



Serviço:
Data: 1º a 10 de outubro
Local: Estação Convention Center.
Outras informações: www.bienaldolivrodoparana.com.br

A leitura tem sido foco de diversas ações este ano na capital paranaense, confira matéria sobre as Casas de Leitura e a Estação da Leitura.


Conheça mais sobre o Jornal Literário Rascunho, que este ano comemora 10 anos.


Redação: Luana Gabriela
Ilustração: Divulgação
<< >>