Pra sempre - cicatriz

Sua pele branquinha combina com tatuagem.
Tatuagem combina com pra sempre.
Pra sempre combina com o nosso amor.


Luana Gabriela
03/05/2010

Pra sempre - cicatriz

Sua pele branquinha combina com tatuagem.
Tatuagem combina com pra sempre.
Pra sempre combina com o nosso amor.


Luana Gabriela
03/05/2010

Viagem: Do Pinheiro para qualquer outro lugar da Terra

Do trabalho para casa, ou do trabalho para a faculdade e aí para casa. A rotina é embalada no ritmo do andar e frear dos ônibus no trânsito caótico das 07h às 08h e das 18h às 19h. Qual tempo dedicado à leitura nesse dias tão corridos? As horas que se passa indo de um lugar para outro. Quem se identifica com a situação descrita tem motivo para comemorar. Desde o dia 16 abril funciona no Terminal do Pinheirinho a primeira Estação da Leitura de Curitiba. O projeto faz parte de um programa de incentivo à leitura na capital paranaense.


Intitulado Curitiba Lê, o programa teve início no último mês de abril e é de responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Além da Estação da Leitura a cidade também conta com 13 novas Casas da Leitura, espalhadas pelos bairros do município.


Confira abaixo entrevista realizada com Mauro Tietz, Coordenador de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba.


No último mês de abril teve início o programa Curitiba Lê, com o objetivo de aumentar em quantidade e qualidade os índices de leitura na cidade. Mas já há bastante tempo existe nas ruas da cidadania bibliotecas onde o cidadão pode emprestar livros, qual o acréscimo que a criação das Casas de Leitura fará em relação a estas outras bibliotecas?


Na verdade, a partir de abril estas Bibliotecas também se transformaram em Casas de Leitura. É importante frisarmos, de início, que cada vez que falarmos em Leitura nesta entrevista estamos nos referindo à leitura de textos de Literatura Artística. Podemos pensar que uma Casa de Leitura abriga muito da idéia de uma Biblioteca, mas marca de maneira clara e inequívoca sua vocação para a Leitura. Consequentemente, suas preocupações e ações estão voltadas para a Leitura. E aí, creio, se inicia uma diferença substancial. No entanto, antes de apontá-la é preciso que se leve em consideração alguns aspectos. É fato sabido, por pesquisa ou pela vida prática quotidiana, que nosso país tem um dos povos que menos lê entre os países das Américas e da Europa, e provavelmente perdemos também para muitos países da Ásia. Hoje podemos considerar a leitura como um problema social. A ausência de relações entre as pessoas e a leitura é um problema que precisa ser tratado, enfrentado. Sabemos também que um povo leitor é um povo mais cidadão e que alcança patamares mais qualificados de vida em comunidade. Ora, a partir destas considerações, parece óbvio que tenhamos que procurar intensificar as relações entre as pessoas e a leitura. É justamente neste contexto que surge a Casa da Leitura. Entendendo a leitura como uma prática que precisa ser implantada junto à população, o projeto Curitiba Lê, do qual as Casas de Leitura fazem parte, tem duas grandes frentes de trabalho: 1 - Ações desenvolvidas diretamente com a população para incentivá-la a ler; 2 - Pesquisas, estudos e formação na área da Leitura.


Quanto às ações do item 1, citamos principalmente as Rodas de Leitura, implantadas nas próprias Casas da Leitura e em espaços da comunidade adjacentes às mesmas. As Contações de Histórias, com a mesma dinâmica e visitas monitoradas às Casas e os Ciclos Especiais de Leitura. Além disso um bom acervo de Literatura Artística e de Teoria da Literatura e da Leitura. Na área da pesquisa e da formação temos programas para formação de Agentes Mediadores de Leitura, seminários, palestras, oficinas, entre outros.


Desta forma a Casa da Leitura por suas ações e especifidades próprias da Leitura de Literatura Atística, acredito, se diferencia da idéia tradicional de Bibliotecas.


Confira abaixo endereço das Casas de Leitura.


Para quem se interessar em participar dos Ciclos de Leitura onde é possível conferir a programação e os locais de encontro?


No site http://www.funcacaoculturaldecuritiba.com.br/, no link Literatura, é possível obter informações sobre nossa programação.

Há algum contato entre a FCC e o jornal Rascunho, que este mês completa 10 anos, no sentido das Casas de Leitura e a Estação receberem o jornal já que é um produto voltado à Literatura e produzido na cidade?


Há anos exemplares do jornal Rascunho são distribuídos em todos os nossos espaços.



Casas da Leitura (endereço e telefone):

Casa da Leitura Augusto Stresser
Centro de Criatividade de Curitiba - Rua Mateus Leme, 4.700 –
Parque São Lourenço - Fone: 3254-6802


Casa da Leitura Manoel Carlos Karam
Rua Batista Ganz, 453 - Parque Barigui –
Fone: 3240-1101


Casa da Leitura Paulo Leminski
Rua Padre Gaston, s/n° - Cidade Industrial
Fone: 3212-1402


Casa da Leitura Jamil Snege
Rua da Cidadania da Fazendinha - Rua Carlos Klentz, s/nº
Fone: 3350-3973


Casa da Leitura Maria Nicolas
Rua da Cidadania de Santa Felicidade - Rua Santa Bertila Boscardim, 213
Fone: 3374-5017


Casa da Leitura Walmor Marcelino
Rua Lupianópolis, 12 - Vila Tecnológica - Bairro Novo –
Fone: 3298-6319


Casa da Leitura Wilson Martins
Rua da Cidadania do Carmo - R. Marechal Floriano Peixoto, s/nº -
Boqueirão - Fone: 3313-5512


Casa da Leitura Osman Lins
Rua da Cidadania do Pinheirinho - Av. Winston Churchil, s/nº -
Fone: 3212-1514

Casa da Leitura Franco Giglio
Rua Jerônimo Durski, 1039 - Bigorrilho -
Fone: 3240-1102

Casa da Leitura Hilda Hilst
Rua Rodolfo Senff, 223 - Jardim das Américas -
Fone: 3361-2303

Casa da Leitura Miguel de Cervantes
Praça Espanha - Rua Carlos de Carvalho, s/nº - Batel -
Fone: 3321-2821


Casa da Leitura Nair de Macedo
Rua da Capitania, 57 - Guabirotuba -
Fone: 3296-3312

Casa da Leitura Dario Vellozo
Praça Garibaldi, 7 - Centro -
Fone: 3321-3268





Estação da Leitura


Divulgação

O acervo disponibilizado na Estação da Leitura é composto pelos mais variados estilos. Vai de Kafka a Carpinejar, passando por George Orwell, Julio Cortázar, Garcia Marquez e Carlos Heitor Cony. Segundo Tietz, para elaboração do acervo foi especialmente montada uma comissão de profissionais da área. De acordo com Manoel Ribas Martins, funcionário da FCC, que atende à população em um dos horários mais corridos (18h-19h) neste período de 18 dias de funcionamento já foram emprestados aproximadamente 1.250 livros.


O sistema de empréstimo é simples. Basta levar um documento com foto e um comprovante de residência, efetuar o cadastro e escolher qual o livro vai levar para casa. Podem ser emprestados dois títulos a cada vez.

Rharlei Dias, 17 anos, devolvia o primeiro livro que havia emprestado, Cabeça A Prêmio de Marçal Aquino. “A Estação da Leitura facilita bastante a vida de quem tem preguiça de ir à biblioteca”, diz. Para Raul dos Santos Cordeiro Junior, 23, além da localização o horário também é um diferencial. “É bom para quem não tem tempo de ir à Biblioteca ou Farol. E o horário é bem flexível, une o útil ao agradável”, comemora.


A Estação fica aberta das 6h30 às 21h30 de segunda a sexta e aos sábados das 6h30 às 14 horas.


Martins conta que entre os autores mais procurados estão Clarice Lispector, Jean Paul Sartre, Machado de Assis, Dalton Trevisan, Stephen King, Oscar Wilde, Jô Soares e Fernando Pessoa.


Tietz afirma que há previsão de que cada terminal da cidade receba uma Estação da Leitura.

<< >>