CONSELHOS PARA O ANO QUE PASSOU

Não leve os outros tão a sério. Ninguém vale a mania de achar que há sempre uma indireta por trás de uma brincadeira. Não se leve tão a sério, nada do que você faz pode ser tão maravilhoso, nem tão destruidor. Não tome as outras pessoas por você. Se você achar que fez algo que não merece perdão, consulte quem você magoou, talvez pense diferente de você, talvez já tenha aguentado coisas muito piores e o que você fez não seja nada. Você pode se condenar enquanto alguém nem mesmo te considerou digno de julgamento.

Sorria. Mesmo que meio forçado, às vezes um sorriso forçado é melhor que um choramingo desnecessário, justamente no meio da confraternização, da reunião, do encontro. Às vezes um riso pode começar forçado e acabar complemente verdadeiro, depende de quem recebe. Aprende que na verdade a maioria das coisas que fazemos na vida depende não do modo como damos, mas do modo como os outros recebem. Pensa bem e vê se não se lembra de um amor completamente entregue que você quis dar e o outro achou sufocante. Ou então, do outro que você tentou amar da maneira mais livre possível e ele entendeu como desinteresse e te deixou. Viu só? Não depende tanto de você, relaxa.

Acima de tudo isso não leve a vida tão a sério. A mudança no horário do voo, a matrícula naquele curso não deu certo, aquele namoro que parecia eterno, mas acabou, aquela entrevista que não deu retorno, aquele parente que sabe estragar uma festa, aquele ex que aparece sempre onde você está e parece que vai muito bem, obrigado. Isso tudo é a vida. Pare de sabotar sua própria felicidade desejando a infelicidade dos outros. Fique menos nas redes sociais e mais tempo à beira - mar, comtemplando o que tecnologia nenhuma consegue explicar: a vida fluindo.

Você pode achar que são conselhos para o ano que virá, pode ser. Mas antes disso, são conselhos para o ano que passou. O que passou pode ser novo dependendo de como você vai receber isso, em cada dia do ano que virá.

Luana Gabriela da Silva
<< >>