Aquilo que não muda

Você pode fazer terapia por anos e se tornar mais forte por dentro. No entanto, sempre vai ter aquela pessoa que vai manipular seus sentimentos com relação a você mesmo, o mundo inteiro pode dizer o quão boa profissional você é, boa amiga, boa companheira, essa pessoa não, ela vai pegar teus defeitos e expor nas paredes da sua casa pra que você possa vê-los todos os dias. Imagine isso por anos a fio, ninguém fica impune. Nenhum amor resisti, nenhum. Todo amor definha, mesmo que não morra. Não importa, essa pessoa vai acabar cada dia um pouco com o amor incondicional que você sente por ela, por que ela faz tudo isso com a desculpa de que é para o seu bem e que ela te ama.

Aí você acredita que é só esse o tipo de amor que você merece, o amor que machuca. E você fica nessa rede e não sabe se livrar. É uma doença. Não é um namorado que você larga e substitui, é alguém que não tem substituto. É alguém que deveria te amar incondicionalmente, e fazer tudo por você, inclusive aquelas coisas básicas como perguntar como foi seu dia, como está o seu trabalho, ou como você está indo nas provas da faculdade. Só que essas perguntas nunca vêm.

Vem a cobrança com relação às tarefas domésticas, às contas, e ai de você se expressar cansaço, ou erguer a voz com quem fica no sofá o dia inteiro e não é capaz de recolher as migalhas da mesa. 

Aí você tem uma semana terrível, e só uma coisa passa na sua cabeça - desistir - porque parece fácil, mas se fosse fácil já teria feito isso há muito tempo, desistir é a maior prova de coragem, colocar as coisas numa mochila e partir sem dizer pra onde vai. 

Mas permanece, como quem luta sem arma, luta com a alma dolorida, com a mente cansada, luta sem saber fazer outra coisa da vida. Porque Meu Deus, se lutando já não se consegue nada, imagina sem lutar. 

"Desistir não é nobre, e arduamente não existimos" Caio F. Abreu 

Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue;outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho...o de mais nada fazer. Clarice Lispector



<< >>