Aprendi

É como diz a música da Alanis: 
You live, you learn
You love, you learn
You cry, you learn
You lose, you learn
You bleed, you learn
You scream, you learn

A gente vive e aprende. Sangra e aprende. Chora e aprende. Ama e aprende. Porque se você passa por tudo isso aí e não aprende, você é muito burro. Eis que tem uma coisa que não sou: burra. Sou meio lerda pra determinadas coisas, mas não burra. É só me explicar direitinho que eu aprendo. Mas tô descolada e mesmo que a vida não me explique - ou que ninguém explique porque tá me deixando, por exemplo - eu já sei entender sozinha. Terapia ajuda muito nisso. Acreditem. 

Interpretar a vida é mais difícil que interpretar um livro do Dostoiévski. Acontece que é preciso tentar olhar de fora algumas coisas que nos acontecem pra talvez ver com clareza. O problema é que algumas pessoas são nuvens cinzas, mas que nunca chovem.  E nem vão embora com o vento. 

Sobre todas as coisas que aprendi na vida algumas poucas nunca vou esquecer. Por exemplo, aprendi que só porque uma pessoa não gosta de você do jeito que você acha que ela deveria gostar - que geralmente é o jeito que você gosta e que talvez ela não precise ser gostada - não quer dizer que ela não goste de você do melhor jeito e do modo mais forte que ela sabe. Isso vale pra namorado, pai, mãe, irmão, etc. 

Também aprendi que as pessoas não podem dar o que nunca tiveram. Você por exemplo quer ser cuidada, mas seu namorado não sabe cuidar, porque nunca foi cuidado. Coitado teve de viver a vida bem sozinho - isso existe, não é ironia - aí você tem que decidir, o importante é ele, ou que ele não te cuida como você gostaria de ser cuidada? Complexo. 

Também entendi que não importa o quanto você fale as coisas, algumas pessoas simplesmente não vão ouvir. Pare de jogar sua saliva fora, e cante alguma coisa bonita ao invés de ficar discursando coisas à toa. 

Ande de tênis. Isso incrivelmente deixa a gente com jeito de mais nova. Ninguém vai acreditar que você tem graduação, especialização, se andar de tênis. Isso traz um pouco da adolescência de volta e você não vai precisar se apaixonar por alguma mané pra poder se sentir adolescente de novo. Andar pela rua usando fones de ouvido também ajudam nessa tarefa.

Cuidar de você é o melhor jeito de mudar o mundo. É aquela história de usar uma roupa linda e uma maquiagem incrível pra ir trabalhar na segunda-feira. Porque este é o dia mais difícil de levantar e se animar, portanto cuidar de você deixará a tarefa mais leve. E o mundo melhor, na segunda-feira. 

Essas coisas aprendi, e muita outras que já esqueci, e posso me lembrar em breve. Aprendi acima de tudo que viver não é lógico. Não existe regra. E que experimentar é o melhor jeito de se sentir vivo. E ficar viciado em algo, mesmo que seja em experimentar, é o melhor jeito de se perder. 

Não há garantia de que tal emprego te fará feliz, de que a profissão te fará bem sucedido, talento e esforço às vezes, podem sim não te dar muita coisa. Aquele amor que promete ser turbulento pode ser tranquilo e você desejar muito o turbulento. Ou aquele que prometia paz, ser um inferno. Não há garantia. Mas sempre há a possibilidade de mudança. De profissão, emprego, namorado, etc. 

Não há prisão fora da gente mesmo. 


<< >>