Meme Literário


Eu sei que estou atrasada, mas achei a ideia tão legal que não podia ficar de fora. Também já adianto que provavelmente eu vá postando assim que der, por exemplo, neste post os seis dias que passaram, e no próximo alguns outros. Mas acho que mesmo assim é válida a minha participação, não? 

Bom a ideia eu vi no blog Caixa Preta da Lux Brito, mas ela viu no Happy Batatinha e consiste em responder as perguntas sobre literatura e livros durante todo o mês de outubro. 

Aqui vão as minhas respostas de acordo com a sequência dos dias em que foram postadas. 


Dia 1: Que livro você está lendo?
(Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?)

Hoje estou lendo Macbeth, um clássico do Shakespeare. É um teatro, uma tragédia, mais especificamente. E eu estou bem no comecinho, porque não gosto muito desse estilo literário, então fico me enrolando. Mas sei que ler os clássicos é importante e este, até onde eu sei, é um dos menores textos dele, então coragem de bora ler. 

Dia 2: Qual foi o último livro que leu? Qual o próximo livro que lerá? 

Terminei essa semana Retalhos de Craig Thompson, que é um graphic novel. Li muito rápido, a linguagem é simples, a história também. É  bem tocante pois trata das pressões que as pessoas que amamos nos impõem, e de como é difícil nos livrarmos que quem as pessoas querem que sejamos e quem realmente somos e queremos ser. 

Já no quesito próxima leitura, estou bem confusa. Mês passado comprei muitos livros e ainda não decidi qual ler. Tô muito louca pra ler São Bernardo (Graciliano Ramos) e Um erro emocional (Cristovão Tezza). Mas queria lê-los quando tiver mais tempo, e poder passar horas lendo e digerindo o que eu ler. Então acho que o próximo pode ser Cartas na rua do Charles  Bukowski, ou  Ai meu Deus, Ai meu Jesus, do Carpinejar. 

Dia 3: Como você escolhe seus livros? 

Oi? A pergunta mais difícil? hehehe Bom, na verdade eu poderia divagar e dizer que não é a gente que escolhe um livro, mas ele que escolhe a gente. Só que não é o momento para filosofias, então eu digo que não tenho critérios. Já comprei livro pela capa (me apaixonei pela capa de Sempre chove no meu carnaval, de Gabito Nunes), pelo autor (ah! é do Caio F., da Clarice, do Carpinejar, do Gabito, do Moccia, da Martha Medeiros), por indicação (pessoa chega e diz: você vai amar, leia) eu vou lá e leio, também já li coisas por serem citadas por autores que eu gosto, por professores que eu respeito, etc. 

Mas em geral, sendo literatura brasileira e de crônica eu leio. AMO! 

Dia 4: Você costuma ler certo livro só porque ele está em voga?

Sim e não. Por exemplo não tenho a menor vontade de ler 50 tons de cinza e seus derivados. Mas gosto de alguns populares tipo A última carta de amor, Por isso a gente acabou, até mesmo Crepúsculo me atraiu por indicação (disseram que a narrativa se assemelhava ao meu jeito de narrar, e a personagem a mim), fui ler né, e ele estava muito em alta na época, então, dizer que leio um livro só porque ele está na moda é mentira, dizer que não leio um livro só porque ele está na moda, também. 


Dia 5: Você costuma ler graphic novel e/ou gibis?

Comecei a ler por meio dos gibis, Turma da Mônica sempre foi meu favorito. Nunca curti os da Disney, por exemplo. Mas deixei de lê-los com o tempo. Esses dias uma aluna me trouxe o gibi Turma da Mônica Jovem pra eu ler, e gostei. Também gosto de ler os do Homem Aranha, já li Tex, e amei Scott Pilgrim, uma HQ jovem, em que o protagonista tem 20 e poucos anos, toca baixo em uma banda, se apaixona por uma garota com 7 ex-namorados e tem que lutar com cada um deles pra poder ficar com ela. Também conheci por indicação, mas adorei. O último que eu li foi Retalhos,  graphic novel, também jovem que trata de temas bem interessantes. 

Dia 6: Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez

Como cristã eu poderia citar a Bíblia, mas também posso citá-la por ser o livro mais lido do mundo e ter sobrevivido há séculos e ainda estar tão em voga. Tem um teórico de literatura que diz que a Bíblia tem um pouco de Kafka, um pouco de Shakespeare, um pouco de Dostoiévski, etc. 

De crônica o meu favorito é O amor esquece de começar, do Carpinejar, o livro é PERFEITO. 

<< >>