"Esta vida é uma viagem pena eu estar só de passagem" Paulo Leminski

Um poeta morre e deixa os versos que compôs, como já poetizou Cecília Meireles. Mas também deixa seu dom espalhado à pele daqueles a quem abraçou e nas veias daqueles que nasceram de uma parte dele.

Solange Leminski lança neste mês de agosto a obra Gerações Leminski. O lançamento faz parte de uma série de atividades para comemorar o aniversário do poeta Paulo Leminski, celebrado no dia 24 de agosto.

Segundo Solange, prima de Paulo, a ideia de reunir escritos da família em um livro surgiu a partir de uma conversa com sócios da editora TodaPalavra. “Resolvemos fazer uma homenagem aos 20 anos sem Paulo Leminski, e como estava em minhas mãos poemas da tia e do pai do Leminski datados de 1928 e 1930, mais os poemas inéditos da Estrela Leminski e os meus poemas engavetados, surgiu a ideia dessa produção e, começamos então a procurar parceria com o Consulado Polonês de Curitiba”, conta.

Conhecido por seu jeito irreverente e direto Paulo criou um estilo. Assim como “djavanear” e “cateanear”, a expressão “leminskiano”. “Ser Leminskiano é extrapolar os limites da poesia e trazer para o nosso universo um dizer próprio sobre o mundo, como se Leminski dissesse em cada poema que todos nós podemos, se quisermos, sermos poeta”, explica Solange.

Ela ainda conta que as próximas edições do livro podem ter novidade. “Podemos inserir mais membros da família que também escrevem”.

O livro pode ser encontrado nas Livrarias Curitiba e na livraria Letras mega store.

Leia trecho de apresentação do livro:

" O artista é inquieto,é curioso e , de certa forma, corajoso ao expressar os seus sentimentos. As mesmas três características são próprias do imigrante. É preciso ter muita inquietude ao pensar no abandono de todo conhecido para começar uma nova vida no outro lado do oceano. É preciso ainda mais coragem para realizar essa ideia. Graças a Deus, o destino favorece os ousados, porque são eles que mudam o mundo,

Assim o coração de polaco que evocava o Paulo Leminski nos permite tratá-lo como compatriota mesmo que escrevesse somente na língua portuguesa. Também esse Leminski compartilhado está refletido na sua poesia e, sem dúvida ; é uma das suas características mais preciosas.

Com certeza Solange Leminski não fecha o livro artístico de sua família, e no futuro vamos ter ainda mais contribuição da família Leminski na expressão artística brasileira enriquecida pela alma polonesa dos antepassados."
(Dorota Joanna Barys , Cônsul Geral da República da Polônia em Curitiba )

Ainda em homenagem ao poeta e músico, a Livrarais Curitiba realiza Ciclo de Música apresentando canções e histórias do artista.
Para saber mais acesse o site: www.livrariascuritiba.com.br



Solange uma das autoras do livro Gerações Leminski

Livro reúne escritos de vários familiares de Paulo Leminski

0 marginálias:

Postar um comentário

Faltou açúcar? Quer um verso de creme?

<< >>