Aquilo que não muda

Você pode fazer terapia por anos e se tornar mais forte por dentro. No entanto, sempre vai ter aquela pessoa que vai manipular seus sentimentos com relação a você mesmo, o mundo inteiro pode dizer o quão boa profissional você é, boa amiga, boa companheira, essa pessoa não, ela vai pegar teus defeitos e expor nas paredes da sua casa pra que você possa vê-los todos os dias. Imagine isso por anos a fio, ninguém fica impune. Nenhum amor resisti, nenhum. Todo amor definha, mesmo que não morra. Não importa, essa pessoa vai acabar cada dia um pouco com o amor incondicional que você sente por ela, por que ela faz tudo isso com a desculpa de que é para o seu bem e que ela te ama.

Aí você acredita que é só esse o tipo de amor que você merece, o amor que machuca. E você fica nessa rede e não sabe se livrar. É uma doença. Não é um namorado que você larga e substitui, é alguém que não tem substituto. É alguém que deveria te amar incondicionalmente, e fazer tudo por você, inclusive aquelas coisas básicas como perguntar como foi seu dia, como está o seu trabalho, ou como você está indo nas provas da faculdade. Só que essas perguntas nunca vêm.

Vem a cobrança com relação às tarefas domésticas, às contas, e ai de você se expressar cansaço, ou erguer a voz com quem fica no sofá o dia inteiro e não é capaz de recolher as migalhas da mesa. 

Aí você tem uma semana terrível, e só uma coisa passa na sua cabeça - desistir - porque parece fácil, mas se fosse fácil já teria feito isso há muito tempo, desistir é a maior prova de coragem, colocar as coisas numa mochila e partir sem dizer pra onde vai. 

Mas permanece, como quem luta sem arma, luta com a alma dolorida, com a mente cansada, luta sem saber fazer outra coisa da vida. Porque Meu Deus, se lutando já não se consegue nada, imagina sem lutar. 

"Desistir não é nobre, e arduamente não existimos" Caio F. Abreu 

Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue;outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho...o de mais nada fazer. Clarice Lispector



Me diz

Me diz se não é frustrante você querer muito algumas coisas e definitivamente se esforçar para tê-las, mesmo sabendo que seu esforço só terá valido a pena a longo prazo, e de repente ver alguém que não fez esforço NENHUM conquistar tudo o que você quer?

Não é inveja, é frustração mesmo.

Aí você para e se pergunta, meu Deus, quão burra eu fui esse tempo todo porque acreditei que eu ia conseguir? Olha só tô me batendo há anos e continuo parada no mesmo lugar. Até quando?

Até quanto vale a pena se esforçar, e esperar que esse esforço um dia seja recompensado. Até quando?

Quase transbordando


Estou apaixonada pela vida. Aquele êxtase de ser feliz pelo arroz e feijão da vida. Um quarto decorado como minha alma, meio sem definição, mas extremamente e intimamente 'minha cara'. Empregos que me satisfazem, embora as situações corriqueiras me cansem, o telefone tocando me irrite, os quilos a mais me incomodem às vezes, eu vivo.

Além do que podem imaginar os que me veem caminhando pelas ruas, sou apaixonada por mim. Cuido de cada centímetro meu, por dentro e por fora. Gasto horas comigo, no salão, lendo um livro, ou ouvindo o mais novo disco do meu cantor indie favorito.

Estou amando voltar aos estudos, devoro cada conteúdo, como se nunca antes tivesse estudado na vida, contrariando meus diplomas e currículo. Verdade que ando negligenciando um pouco aos amigos, mas os bons ficam, mesmo na distância, na falta de tempo, e sempre há as comemorações de fim de ano.

Compro roupas mais claras, sapatilhas e salto, pinto às unhas conforme a moda, minha vida deixou há muito de ser cinza. Eu que odiava azul e amarelo, me visto e visto minhas coisas de ambas as cores. Ando me cobrindo de estampa de pássaros, tenho a liberdade e vazio da interpretação tatuados. 

E veja só, ando querendo muito dividir tudo isso. É como cantou a Rita Lee: Agora só falta você, o tiquinho que falta pra que a vida transborde amor.

Não me parem

uma mordidinha para sentir o gosto
um cheirinho para sentir o perfume
um beijinho rápido,uma ilusãozinha
a quantos basta uma amostra grátis

não consigo molhar os pés apenas 
eu mergulho e só paro quando me afogo
eu me queimo e só paro quando derreto
eu me jogo e só paro quando me param

(Martha Medeiros) 

Quando eu sei que tenho você

quantas vidas você tem? (versão stúdio) by Jota Quest - www.musicasparabaixar.org on Grooveshark

E você trouxe todas as cores de volta. Seus olhos claros refletindo o escuro dos meus. Eu me perco e não quero voltar a caminhar como se não houvesse um porto seguro. Eu sei que poderíamos ter sido, bem antes do que pretendemos ser, mas também sei que agora esse sentimento está no auge. O auge da maturidade, quando tudo pode esperar para acontecer. Nem o medo apareceu, nem a raiva, nem o silêncio, nem as palavras precipitadas. Tudo está certo novamente. E você é minha possibilidade de paz.


Eu ainda acredito que podemos superar a vida juntos, e você acredita que podemos vivê-la. Pode parecer igual, mas estou disposta a seguir você. Mesmo que a distância venha, e as brigas, e aquela vontade de deixar tudo pra trás. Eu sei que a hora chegou pra nós, e eu não gosto de me atrasar, já esperamos quase uma década. Vamos lá, vamos seguir por este caminho, apesar de estreito, se dermos as mãos e ficarmos bem colados, podemos passar por ele juntos. Você sabe que eu jamais te deixaria. 

Não importam a  frieza das paredes, ou quão quente está na sua cabeça, eu estarei ao seu lado. Você deve saber disso, querido. Não há ninguém, além de mim, que é capaz de  entender a sua vida, a sua história, porque a sua história é como a minha. Nós sempre seremos aqueles que foram rejeitados e logo depois escolhidos, nós sempre seremos o complemento, nós sempre seremos os que ficam quando todos vão. Nós sempre seremos nós. Não importa quanto tempo passe, quantas viagens façamos a trabalho, teremos sempre pra onde voltar. Teremos sempre a nós. 

Contando os minutos

Eu não vejo a hora, de sem receio, te chamar de amor.
<< >>